14 motivos para usar o WordPress em seu site
Share Button
Porque utilizar o WordPress-1024x576

O WordPress já existe há algum tempo – 18 anos para ser mais preciso. Desde seu lançamento em 2003, ele se tornou o CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) mais popular para todos que desejam construir um site. Este CMS continua a tornar acessível a construção de um site, seja um iniciante ou um profissional.

Sendo, ainda, a principal escolha por desenvolvedores de sites. O WordPress, além de ajudar na construção de sites, auxilia no gerenciamento, desenvolvimento e edição. 

Muitos se perguntam: ‘Por que devo usar o WordPress?’  ou ‘O WordPress não é somente para blogs?  Se você está fazendo essas perguntas, está no lugar certo.

Pessoas alegres segurando um balão de fala com pergunta sobre wordpress

O que permitiu o WordPress a ficar à frente de outros CMS foram as suas vantagens. Como você pode imaginar, nós da XPTO somos grandes fãs deste CMS. 

Existem várias razões para a demanda cada vez maior por sites em WordPress. A lista é interminável; no entanto, iremos mostrar 14 motivos pelas quais você deve usar o WordPress. 

Os 14 motivos para usar o WordPress em seu site

#1 WordPress é o CMS mais popular do mundo

Existem milhões de sites online hoje, sendo que  quase 41% utilizam o WordPress, alcançando quase metade de todo o mercado de CMS. Portanto, o seu domínio é indiscutível.

O WordPress ocupa uma proporção significativa da indústria de CMS, com mais de 60% de penetração no consumidor em relação ao Joomla com 4% e Drupal com 2,7%.

Com uma base de usuários tão grande, os desenvolvedores não vão parar de desenvolvê-lo tão cedo. A escolha deste CMS fornece acesso contínuo a atualizações que tornam seu site mais seguro.

Muitas pessoas estão mudando para o WordPress, aproveitando as suas funcionalidades para impulsionar o seu site e levando seus negócios ao próximo nível de sucesso. 

#2 Fácil de configurar e usar

O WordPress é uma plataforma fácil de configurar e usar. Foi concebido especialmente para quem não tem ideia de como codificar. Você não precisa de um especialista ou de entender de HTML para configurar um site WordPress.

Você pode configurá-lo sozinho com um clique e personalizá-lo rapidamente de maneiras essenciais. O melhor do WordPress é que assim que você instala o tema, seu site fica pronto para ser usado, e não requer nenhuma configuração, além da customização.

#3 Seguro e protegido

Ouvimos frequentemente notícias de ataques de hackers a vários sites.  Os sites WordPress são desenvolvidos com a segurança em mente e são considerados uma plataforma muito segura para executar um site. No entanto, assim como no mundo real, a internet pode ser um lugar inseguro. Alguns querem assumir o controle dos sites de outras pessoas. Para proteger o seu site WordPress, existem algumas coisas simples que podem ser feitas para torná-lo ainda mais seguro.

Para torna o seu site mais seguro possível é importante instalar regularmente as versões mais recentes do tema e plugins do WordPress. Ao atualizar regularmente, você garante que o site está protegido.

A equipe de desenvolvimento da comunidade WordPress fornece regularmente atualizações de segurança e correções de bugs. Portanto, as atualizações regulares permitem que seu site seja protegido de todas as ameaças atuais na Internet. Mesmo com toda segurança, recomendamos ter instalado um plugin que ajude a manter o site em segurança.

#4 Custo-benefício

O WordPress é licenciado sob a Licença Pública Geral (GPLv2 ou posterior), que fornece quatro liberdades fundamentais:

  • Para executar o programa para qualquer propósito;
  • Para estudar como o programa funciona e alterá-lo para que ele faça o que você deseja;
  • Para redistribuir;
  • Distribuir cópias de suas versões modificadas para outros.

Isso significa que, com o WordPress, você não fica preso a uma plataforma privada inflexível ou sistema de gerenciamento de conteúdo proprietário com taxas exorbitantes. Em vez disso, você está aproveitando uma plataforma que pode administrar e modificar por conta própria.

O WordPress.org é gratuito. Você evita gastos excessivos e minimiza o custo durante a construção do site. O design, o desenvolvimento e até a manutenção de sites WordPress são relativamente baratos.

Embora o WordPress em si seja gratuito, você precisa de um nome de domínio e hospedagem para instalá-lo.

Um nome de domínio é o endereço do seu site na Internet. Isso é o que os usuários digitam na barra de endereços do navegador para aceder o seu site (por exemplo, xptoagenciadigital.com). E a hospedagem é a “casa” do seu site, onde todos os arquivos do seu site ficam armazenados.

Recomendamos o uso do Hostinger. Eles oferecem serviços de hospedagem com qualidade a preços acessíveis.

#5 Escalável e versátil com funcionalidade dinâmica

O WordPress foi inicialmente projetado especificamente para blogs, mas você pode construir qualquer site nele, até mesmo lojas de e-commerce, é muito versátil. WordPress é altamente escalável; você não precisa pagar taxas extras ao atingir um determinado nível de tráfego ou mesmo se desejar adicionar uma nova funcionalidade.

Além disso, o WordPress oferece algumas funcionalidades dinâmicas como blogs, comentários, menus suspensos, coleta de email, calendários de eventos, feeds de mídia social, galerias de vídeo e muito mais.

#6 Compatível com dispositivos móveis com temas responsivos

O Google dá preferência a sites compatíveis com dispositivos móveis e penaliza os que não o são. O que faz com que seja importante os sites terem designs responsivos e compatíveis com dispositivos móveis atualmente. 

No entanto, com o WordPress, você não precisa se preocupar tanto, pois a maioria dos temas do WordPress são compatíveis com dispositivos móveis e se adequam automaticamente. Além disso, o WordPress também tem uma opção para que os sites sejam visualizados nos dispositivos móveis para temas que não são responsivos.

#7 Otimizado para SEO

Atualmente os proprietários de sites estão frequentemente preocupados com a otimização dos motores de busca (SEO), mas com o WordPress não precisa se preocupar. O WordPress ajuda você a manter o SEO em alta e à frente de seus concorrentes nos resultados de pesquisa.

Os motores de busca tendem a classificar os sites feitos com WordPress em níveis mais altos do que aqueles que não o fazem. O Google, sendo o motor de busca mais utilizado, adora os sites WordPress. O Google gosta de tudo nos sites WordPress, desde a arquitetura, sites baseados em texto, SEO, mobile-friendly até blogs.

Mas não se esqueça de criar um conjunto de estratégias necessárias que todo site precisa ter para melhorar o posicionamento no Google.

#8 Personalizável com temas e plug-ins

Muitas pessoas que usam o WordPress não são webdesigners nem programadores. Para quem não entende de tecnologia, o WordPress é a plataforma perfeita. 

Também você encontra milhares de temas gratuitos para escolher. Basta procurar um tema, pois existe um estilo para quase todos os sites, que seja um blog, um site de negócios ou uma loja virtual.

Os temas do WordPress são facilmente personalizáveis ​​porque muitos deles vêm com seu próprio painel de opções. Você também pode adicionar funcionalidade personalizada ao seu site WordPress usando plugins. Os plugins do WordPress, são como aplicações, possibilitam adicionar recursos avançados ao seu site, como análises e muito mais.

Muito parecido com os temas, você pode usar milhares de plugins gratuitos e pagos. Além de fornecer recursos extras, podem transformar completamente a aparência e a função de qualquer site.

Se você precisar adicionar funcionalidades adicionais ao seu site,  basta instalar os plugins e você estará pronto para adicionar recursos simples ou complexos ao seu site WordPress. Existem  mais de 55.000 plugins que você pode instalar para agregar valor a um site WordPress. Você pode encontrar tudo, desde filtros anti-spam, ferramentas de SEO, módulos pop-up e plugins de imagens interativas online. Muitos desses plugins também são gratuitos e são constantemente atualizados para manter a compatibilidade com o WordPress.

A razão significativa para a popularidade do WordPress é que ele tem melhores integrações, plugins e ferramentas. O WordPress se integra a muitas plataformas populares de terceiros. Existem muitos plugins para pagamentos, campanhas por email e muito mais para tornar seu site mais dinâmico.

Além disso, hoje em dia, a mídia social tem a influência mais significativa sobre as pessoas. Assim, o WordPress permite que as pessoas postem comentários por meio de contas de mídia social rapidamente. O WP torna mais simples para as pessoas nas redes sociais encontrarem e interagirem com você usando contas.

#9 Soluções de comércio eletrónico

Os negócios de comércio eletrónico estão prosperando rapidamente. Tendo isso em mente, o WordPress está pronto para oferecer a você uma loja online de sucesso. 

Os plugins do WordPress o tornam uma solução completa para tudo. Assim como você cuida de tudo relacionado ao seu site. Da mesma forma, o WordPress possui um plugin para o seu negócio de e-commerce. Você pode facilmente converter seu site em uma loja online usando plugins populares como o WooCommerce.

#10 Capacidade multiutilizador

O WordPress simplifica a atribuição de funções de acesso diferentes para pessoas diferentes. Aqui estão algumas das funções:

  • Superadministrador – acesso completo aos recursos do site
  • Administrador – acesso completo aos recursos de administração
  • Editor – publica postagens e aprove / remove as postagens de outros utilizadores
  • Autor – publica e gerencia suas postagens
  • Contribuidor – gerencia e escreve suas postagens, mas conta com o administrador para aprovar
  • Assinante – vê e edita seu perfil

# 11 Suporte a vários tipos de multimídia

O WordPress oferece suporte a diferentes tipos de arquivos para imagens, documentos, áudio e vídeo. Ficheiros comuns como .doc, .pptx, .png, .jpg, .gif, .pdf, .mov, .wmv, .mp3, .m4a, .mp4 e .avi . Os ficheiros .odt, .key, .ogg e .3gp também são aceitos. Os formatos SVG não são permitidos, mas existem boas opções para fazer upload de SVGs no WordPress com segurança.

Tenha em mente que a “competição” entre os sites é acirrada, e você precisa de toda a vantagem para seu site poder se destacar. Adicionar vídeos de alta qualidade, por exemplo, torna o conteúdo mais atraente, aumenta o engajamento e as conversões. 

Apesar do WordPress oferecer suporte a vários tipos de multimídia, é preciso tomar cuidado para seguir as regras e usar apenas mídia original ou livre de royalties.

#12 Tem uma grande comunidade

Colaboradores do WordPress trabalham em todo o mundo e dedicam inúmeras horas para construir uma ferramenta que democratize a publicação, tornando o software livre inestimável. Uma comunidade global continua trabalhando no projeto WordPress e atendendo aos usuários do WordPress.

  • Em 2018, havia 145 WordCamps em 48 países, com mais de 45.000 ingressos vendidos. Um total de 1.300 organizadores, 2.651 palestrantes e 1.175 patrocinadores tornaram isso realidade.
  • 2018 também viu um crescimento de 50% de membros na participação em encontros em WordPress, com mais de 687 grupos em encontros e 5.400 eventos em encontros.

Isso significa que há mais profissionais trabalhando com WordPress do que com qualquer outra plataforma de site e isso significa que é mais fácil encontrar ajuda quando você precisar.

#13 Fácil de administrar

Para evitar vulnerabilidades de segurança, algumas atualizações do WordPress são automáticas. Quanto ao resto, o WordPress possui um sistema para administrar atualizações que:

  • Notifica você quando há uma nova versão do WordPress disponível;
  • Notifica você quando um plugin tem uma atualização disponível;
  • Permite que você atualize o WordPress, seus temas e plugins diretamente do painel de administração.

#14 Pode ser dimensionado

De pequenos blogs, sites de fotografia às principais empresas do mundo, o WordPress é a preferência de todos. O WordPress pode ser dimensionado para sites de qualquer tamanho com qualquer quantidade de tráfego

Você provavelmente não sabia que grandes empresas utilizam o WordPress, mas veja aqui alguns sites que foram criados com ele :

Conclusão

Quer você tenha um blog pessoal ou um site comercial, o WordPress é adequado para todos os tipos de negócios, independentemente do nicho e do tamanho. Suponha que você ainda não esteja usando o site WordPress. Nesse caso, as catorze rações mencionados acima, mostram por que o WordPress é a opção perfeita para o seu site. Então, você está pronto para dar um novo nível de sucesso ao seu site com o WordPress?

O WordPress tem muito a oferecer na construção de sites. E mesmo que o WordPress não seja uma plataforma CMS perfeita, os benefícios parecem superar qualquer desvantagem que possa ter.

Se você está planejando criar um site, nossa equipa de desenvolvedores e web designers experientes estão prontos para responder a todas as suas necessidades e contribuir para a promoção bem-sucedida do seu site. Aqui você pode nos solicitar um orçamento ou visualizar o portfólio de alguns dos sites de nossos clientes satisfeitos.

Esperamos que este artigo tenha respondido sua pergunta sobre por que você deve usar o WordPress. A melhor maneira de realmente experimentar o poder do WordPress é usá-lo. 

Se você gostou deste artigo, deixe-nos um comentário se já utiliza o WordPress e o que acha. Considere partilhar nas redes sociais.

Share Button

Claudia M

Alimentada pela curiosidade, desenvolvo produtos digitais e transformo ideias em uma experiência funcional e agradável.

Confira estes artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

10 + twelve =