PT | EN

Como atrair clientes com Call to Action eficaz
Share Button
Chamada para ação matadoras

Se você quer que as pessoas comprem, você tem que pedir a venda. Mas não existe uma receita pronta, que se aplica integralmente para todo o tipo de empresa.

Já parou para pensar quantos anúncios, sites, folhetos, emails, etc., não tem um “Call to Action” (CTA)? E quantos não fazem de maneira eficaz? Então, não perca uma só linha deste artigo. E, quando chegar ao final, divida comigo e com os outros leitores qual das técnicas que conferiu na leitura pretende adotar para vender mais.

Mas o que é uma “Call to Action”? Em português significa “chamada para a ação”, indica às pessoas que ação você quer que seja realizada. Um CTA geralmente é um link ou um botão, com uma cor de destaque.

Chamadas típicas para a ação incluem:

  • Apresse-se hoje.
  • Compre Agora.
  • Ligue agora.
  • Participe agora.
  • Faça o download.
  • Inscreva-se agora.

Como você viu, é uma pequena frase, no entanto, este é um componente essencial se você quiser ver um aumento em seus clientes, leads, venda, etc.

Mas você pode estar pensando que isto é óbvio! Na verdade, as pessoas sabem que provavelmente gostaria que eles comprassem de você. No entanto, se eles lerem seu anúncio ou material promocional e não contêm uma chamada à ação, eles provavelmente dirão: “Isso é muito fixe” e passem a ter atenção em outra coisa.

E mesmo que estivessem interessados ​​em comprar suas ofertas, eles podem não saber qual deve ser o próximo passo. Eles entram em contacto por email, chat ou redes sociais? Vai para uma página específica do site? Visite uma loja? E se eles não sabem o que devem estar fazendo, é mais provável que eles não façam nada.

Como atrair clientes com Call to Action eficaz

Lembre-se, as pessoas estão ocupadas, e se você não mostrar o que quer que eles façam, eles provavelmente não farão negócios com você. Então, você precisa mostrar o que quer que eles façam!

Vamos observar os 6 típicas “Call to Actions” demostradas anteriormente. Você notou o que elas tem em comum? Isso mesmo – a urgência- a palavra “agora” ou, no caso da primeira chamada a palavra “hoje”.

Exemplo call to action para sorteio cartão digital interativo

Pense comigo. Se as pessoas acharem que podem comprar a qualquer momento, eles dirão “Isso é bom, mas eu posso fazer mais tarde”. Só que “mais tarde” quase sempre nunca vem. Então você precisa dar uma razão para comprar imediatamente, enquanto eles estão interessados. Adicionando o “agora” ou alguma outra técnica de urgência ou escassez com por exemplo “oferta de tempo limitada” ou “poucos produtos”. Estas são ótimas formas de empurrar as pessoas para fazer o que você quer que eles façam imediatamente e não mais tarde.

Exemplo call to action pronoção aniversário de Divi

Quero falar também sobre um outro tipo de campanha de publicidade, onde você raramente vê as chamadas para a ação. Estas são chamadas de campanhas de branding. Normalmente, eles são mostrados na televisão nacional por grandes corporações (Macdonald’s, Nike, Starbucks, alvo). Nesses casos, os negócios estão construindo uma marca que fará com que você pense nesse negócio primeiro quando estiver interessado em comprar seus produtos. Por exemplo, quando você está com fome, você pensa no MacDonald’s. Se você precisa de uma sapatilha, você pensa na Nike. Você está morrendo por aquela xícara, então você pensa no Starbucks, etc. a marca ainda é muito importante. Como proprietário de uma empresa, você precisa de uma boa marca e precisa comunicar essa marca de forma eficaz. E às vezes faz sentido executar uma campanha de branding.

Campanhas de branding são mais difíceis de acompanhar do que campanhas com uma chamada específica para a ação (venda termina no sábado, ligue antes da sexta-feira para receber seu presente gratuito, etc.) Essas campanhas também são chamadas de resposta direta porque você quer levar o cliente para responder logo. Campanhas de resposta direta podem ser testadas, então você tem uma boa ideia do que está funcionando e o que não está (e pode ajustar a campanha).

No entanto, meu conselho para a maioria das situações é combinar branding e resposta direta. Sua marca é claramente comunicada em seus anúncios e materiais promocionais, mas você também aproveita algumas técnicas de resposta direta ao mesmo tempo.

Quer incluir um “Call to Action” no seu website ou em seus materiais promocionais, mas não sabe onde começar? Aqui está uma fórmula fácil:

  • Descubra o seu propósito para o anúncio ou material promocional.
  • Seja específico. Deixe claro ao visitante qual a ação que deseja que ele realize, indique exatamente sobre o que se trata. Use, por exemplo, “baixe aqui o seu template” ou “receba um template por email”.
  • Comece com verbos e use-os no imperativo (“saiba mais”) ou no infinitivo (“saber mais”). Testar em diferentes contextos para descobrir qual funciona melhor.
  • Crie urgência. Utilize palavras como “hoje”, “agora” ou “antes que acabe”.
  • Evidencie benefícios, por exemplo, “Receba agora 30% de desconto”, “Compre hoje por apenas 10€”.
  • Ofereça algo que valha a pena clicar. É importante que a oferta da chamada seja interessante, para que o utilizador realize a ação que você deseja.
  • Escreva textos que chamem atenção.

Conclusão

Você precisa fazer mais do que adicionar uma “Call to Action” para ter uma forte campanha de resposta direta, mas isso não nega o poder que uma chamada para ação pode trazer para suas campanhas.

Seja qual for o resultado final que você deseja para a campanha é o que você deve pedir às pessoas.

Conte-nos sobre suas experiências na seção de comentários abaixo. Se você gostou desse artigo considere partilhar nas redes sociais.

Share Button

Claudia

Claudia começou a carreira na área da educação antes de fundar a XPTO Agência Digital. Agora trabalha em tempo integral com desenvolvimento de produtos digitais e transforma ideias em uma experiência funcional e agradável.

Confira estes artigos relacionados

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 + thirteen =