PT | EN

Como impulsionar as vendas online?
Share Button
Impulsionar vendas online

Com a pandemia COVID-19, as vendas online tem aumentado, de forma constante e exponencial. Porém, uma vez que existe muita concorrência e os consumidores estão cada vez mais exigentes, torna-se cada vez mais difícil vender online.  Para vender mais, é preciso se conectar em um nível muito mais profundo e dramático do que nunca.

Afinal, você deve estar a se perguntar: como fazer para impulsionar as minhas vendas online? Esta é uma questão pertinente para quem vende ou quer vender online.

Mulher com cartão de crédito e computador fazendo compra online

Avance na leitura e descubra como!

#1 O efeito “Google”

Graças aos mega motores de busca como o Google, uma grande quantidade de informações sobre praticamente qualquer tópico, produto ou serviço estão ao alcance de qualquer um sem muito esforço, basta procurar. Então tudo o que você publica pode ser verificado e se tornar “viral” em um instante.

As pessoas realizam pesquisas na Internet sobre coisas de seu interesse. Assim, obter uma boa classificação no Google é vital para o seu negócio/produto/serviço. Para isso, use a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) para obter uma classificação elevada do seu site.

Muitas pessoas fazem comparações de preços online antes de fazer qualquer compra. Apresente as vantagens exclusivas e a superioridade de tudo o que está sendo vendido. Sua oferta deve ser diferenciada da concorrência – senão vai acabar tendo que competir só com preços baixos. É importante deixar claro – muito rapidamente – que está fornecendo algo que eles não podem encontrar em nenhum outro lugar online.

#2 Filtro de excesso de publicidade

Atualmente, no mundo agitado e frenético da mídia, todos os dias as pessoas são bombardeadas por centenas ou mesmo milhares de mensagens publicitárias. Portanto, para manter a sanidade, a maioria das pessoas se tornou mais imune à publicidade.

É impossível dedicar a atenção total a cada mensagem que eles recebem, então acabam por “filtrar”, em questão de frações de segundos, as mensagens recebidas. Portanto, para ter sucesso hoje, o marketing deve passar pelo “filtro da propaganda” e chamar a atenção e o interesse dos clientes em potencial.

Transforme o seu discurso de vendas em informações úteis. Em vez de enviar “propaganda”, envie informações úteis e valiosas. Faça algo que obviamente irá beneficiar seu cliente e potenciais clientes apenas por lê-lo.

Faça seu marketing parecer e soar valioso. Faça uma ótima oferta. Você pode “comprar” um novo cliente desta forma e lucrar para sempre com ele.

Considere uma oferta gratuita para atrair clientes em seu funil de marketing.

#3 Super confiável

Tudo que os consumidores sabem é que há muitas pessoas desonestas por aí, principalmente na internet. Por mais que você ou sua empresa seja a mais honesta do mundo. Para ter sucesso hoje, é preciso adicionar grande credibilidade ao seu marketing. Isso reduzirá o risco ou o medo que as pessoas possam ter de fazer negócios consigo.

Fraudes na Internet, roubo de identidade, empresas que vão à falência e fraudes com cartão de crédito estão, quase que diariamente, nas manchetes. Tenha em consideração que, hoje mais do que nunca, muitas pessoas simplesmente desconsideram as afirmações que parecem “muito boas para ser verdade”. Então, para ultrapassar isso você deve fornecer algumas informações:

• Mostre o número de anos que você está no negócio, filiação em organizações comerciais, prémios ganhos, etc.

• Dependendo do seu negócio, ofereça uma amostra ou teste grátis. Pode também oferecer garantia de devolução do dinheiro sem risco.

• Use sempre uma fotos, ou de produto, do negócio ou de funcionários – mostre que é real.

• Use depoimentos de clientes.

• Use estudos de caso.

• Coloque seu endereço físico, telefone, fax, email e horário comercial.

• Reconheça quaisquer dúvidas ou “suspeitas” que seu potencial cliente possa ter e forneça informações valiosas e factuais para apoiar o seu produto/serviço.

• Não faça afirmações que possam parecer “boas demais para ser verdade” – mesmo que sejam verdadeiras.

#4 Recorra ao entretenimento

Hoje, o entretenimento é tudo. Até mesmo os sites de notícias estão cheios de vídeo, áudio, pesquisas, concursos, jogos, etc. Portanto, use este novo ambiente em seu marketing como uma vantagem. Procure maneiras de entreter e envolver os clientes em suas promoções de marketing. Faça o seguinte:

• Inclua novos usos de dispositivos tradicionais de “ação”, como call to actions.

• Faça vídeos com histórias / testemunhos pessoais em sua promoção – é uma maneira de envolver as pessoas em um nível pessoal.

• Crie pesquisas com resultados e autoteste com respostas

• Inclua curiosidades, jogos e streaming de áudio e vídeo.

#5 O fator “urgência”

A Internet condicionou os consumidores a esperar tudo instantaneamente. Pedidos, pagamento, confirmação e, em muitos casos, download instantâneo do produto. E como solucionar isso?

Para chamar a atenção dos consumidores, é necessário satisfazer suas necessidades IMEDIATAMENTE. Ressalte a rapidez com que eles receberão seu produto/serviço. Mas não se esqueça de informar os prazos necessário para entrega do produto ou caso se trate de serviço, as etapas para a execução.

Uma forma de atrair clientes eficazmente é utilizar “Call to Action“.

#6 O fator de “ligação”

Seja consciente ou inconscientemente, os consumidores estão cansados, cético e frustrado com a falta de amor e vínculo em sua vida. Todos nós queremos um guia, alguém com quem possamos nos relacionar e que sentimos que temos vínculo, certo?

Mais que um vendedor, hoje, você precisa ser visto primeiro como um guia e amigo, e depois como um confidente prestativo. Então, seja SEMPRE simpático, amigável, pessoal, apaixonado, único e diferente.

Seja autêntico – uma pessoa e/ou empresa com as quais seu cliente possa genuinamente se relacionar. Esta é uma vantagem que um vendedor ganancioso perde se pensar somente nas vendas.

Conclusão

Como você viu, vender online é um desafio e envolve esforço. Estou orgulhosa por você ter me acompanhado até aqui e animada para vê-lo começar a aplicar todo esse conhecimento.

Você achou este post interessante? Se gostou, não hesite em compartilhar e nos contar sobre sua experiência com o e-commerce na seção de comentários.

E lembre-se: o sucesso das suas vendas depende muito da seriedade com a qual encara o desafio.

Share Button

Claudia

Claudia começou a carreira na área da educação antes de fundar a XPTO Agência Digital. Agora trabalha em tempo integral com desenvolvimento de produtos digitais e transforma ideias em uma experiência funcional e agradável.

Confira estes artigos relacionados

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 2 =