5 dicas para criar uma newsletter eficiente
Share Button
Envio de newsletter

Um dos canais de mensagens mais antigos e eficazes é o email. Apesar da constante evolução das técnicas de marketing e da popularidade das redes sociais, o email ainda é uma estratégia de marketing que vale muito a pena!

O email é um canal poderoso que tem um grande alcance e, quando é feito corretamente, gera muitos resultados. Se pensarmos em alguns números, iremos ver o potencial do email:

  • O número de usuários de email chegou, no ano de 2020, a 4 bilhões e deve crescer para 4,6 bilhões em 2025 (Estatista, 2021)
  • Para cada 1€ gasto em marketing por email, o retorno é de mais 41 € (DMA, 2019).

O grande número de usuários de email e o retorno do investimento (ROI) torna o marketing por email interessante! Ainda está com dúvidas? Veja as estratégias (infalíveis) de marketing por email para manter o seu negócio estável e funcionando.

Mas o que a newsletter tem a ver com isso? Enviar newsletter para os subscritores da sua lista de email é uma das formas de direcionar o tráfego para o seu site, bem como impulsionar as vendas e os lucros. Esta é uma jogada de marketing que apesar de não afetar enormemente seu orçamento de marketing, exige algumas horas de trabalho. Com a newsletter, o seu público fica sempre informado sobre a sua empresa e produtos e/ou serviços. É uma maneira de mantê-los informados e atualizados sobre o que está acontecendo com a sua empresa, bem como muitas de suas promoções e ofertas. Em outras palavras, fica a lembrar os assinantes que ainda está aqui e está disposto a oferecer-lhes bons negócios e serviços.

Newsletter

Mas não só! As newsletters também permitem impressionar seus assinantes ao mostrar a sua experiência e conhecimento sobre o assunto em questão e os muitos benefícios que pode oferecer a eles. Quando impressionamos as pessoas, elas tornam-se potenciais clientes e recomendá-lo para seus amigos, colegas e familiares. Todos eles poderiam muito bem ser clientes no futuro.

Então, se você não tem uma newsletter e não publica conteúdos no blog do seu site, talvez esteja na hora de começar nesta mais valia quando se trata de gerar tráfego para o site.

Nos próximos parágrafos, irei mostrar algumas coisas para refletir quando decidir iniciar a sua newsletter. O que é interessante disso tudo é que a newsletter pode ser criada a partir dos conteúdos publicados no blog do seu site.

Se você ainda não tem uma newsletter ou está a pensar em melhorar a sua, vou mostrar-lhe 5 dicas para criar uma newsletter eficiente.

#1 Certifique-se de que o conteúdo da newsletter está intimamente associado ao seu negócio ou ao blog do seu site

Não se detenha muito no que pode ser considerado sua área de especialização. Por exemplo; se você tiver um site que vende peças de automóveis, sua newsletter deve conter artigos ou conteúdo, como fotos que dizem respeito a carros, peças de automóveis e outros. Aproveite também para incluir conteúdo sobre a sua empresa e a sua equipe.

Lembre-se de que os visitantes do site estão lá porque estão interessados ​​no que o site tem a oferecer. Se eles se inscreverem para uma lista de email ou para newsletter, isso significa que eles querem ser atualizados sobre os temas ou assuntos que são tratados no site e/ou no blog. Certifique-se de que, ao publicar a newsletter, está atendendo às necessidades do assinante e também aos seus interesses.

Faça o seu email marketing com a XPTO Agência Digital

#2 Certifique-se de ter artigos bem escritos, cheios de informações e ricos em conteúdo

Os seus artigos serão o “corpo” da sua newsletter e devem ser capazes de entusiasmar os seus leitores, bem como fornecer informações. Os artigos devem ser bem escritos e verificados em busca de erros ortográficos e gramaticais para que pareçam profissionais e confiáveis. A confiança do seu cliente em si e na newsletter está em jogo aqui.

Certifique-se de fornecer factos e números verdadeiros para que sua reputação como especialista e conhecedor da área não seja questionada. Se perder a confiança de seus assinantes, eles podem cancelar a assinatura da sua newsletter. E isso, refletirá na diminuição da audiência e de possíveis vendas.

#3 Cuidado com o visual

Mantenha o visual “limpo” e simples para evitar distrações desnecessárias e para prender a atenção dos leitores do início ao fim. Pode ser útil começar fazendo um esboço simples e, em seguida, começar a conectar os elementos de conteúdo necessários à medida que refina o seu design.

#4 Forneça artigos com novas informações aos seus assinantes

Se publicar informações desatualizadas, há uma grande probabilidade de que as pessoas ou seus assinantes já tenham lido sobre elas e perderem o interesse em sua newsletter. Perdendo assim, a oportunidade de visita no site e consequentemente vender.

#5 Nunca use materiais protegidos por direitos autorais, como fotos e artigos

Isso é plágio absoluto, você pode ter muitos problemas por isso. Se não tem tempo para escrever seus próprios artigos, há muitos redatores profissionais dispostos e capazes que podem fazer isso por si por um preço razoável. Todo o seu investimento em escrever e publicar artigos valerá a pena quando verificar que a sua lista de subscritores cresceu, bem como o tráfego do site e as vendas aumentaram.

Conclusão

Mas não se deixe enganar. Isso tudo leva tempo e requer esforço e paciência! Não irá acontecer de um dia para o outro. Selecionamos algumas estratégias de email marketing que irão ajudar-lhe nesta jornada.

Se está a planear criar uma newsletter e não sabe por onde começar, nossa equipa está pronta para responder a todas as suas necessidades e contribuir para a construção bem-sucedida da sua newsletter.  Visualize o portfólio de algumas das newsletters criadas para os nossos clientes.

Esperamos que este artigo te ajude a criar uma newsletter eficiente.

Se você gostou deste artigo, deixe-nos um comentário sobre como cria a sua newsletter. Considere partilhar nas redes sociais.

Share Button

Claudia M

Alimentada pela curiosidade, desenvolvo produtos digitais e transformo ideias em uma experiência funcional e agradável.

Confira estes artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eight − 4 =