4 elementos a considerar num projeto de marketing
Share Button
Quatro pessoas fazendo um projeto de marketing

Quem deseja iniciar um plano ou projeto de marketing digital, tem sempre a mesma pergunta: “Quanto custará isso?”. E uma resposta comum de designers, agências e outros profissionais é: “Qual o seu orçamento?”.

São perguntas pertinentes, por um lado o cliente quer maximizar o retorno e minimizar o custo e por outro lado, as agências e profissionais querem saber se a forma como o projeto está sendo descrito é “realista”.

É obvio que o custo é importante para todos os envolvidos. No entanto, nas conversas que temos com os clientes sobre novos projetos de marketing, sempre falamos que o dinheiro é apenas um dos elementos que deve ser considerado para o sucesso de um plano ou projeto de marketing.

Para começar a estruturar quanto custa investir em marketing digital, você vai precisar ter a noção de todos os pontos que precisarão de investimento, para além do dinheiro (claro), também considere o tempo, a experiência e a energia. Neste artigo, vou explicar cada um dos quatro elementos que devem ser considerados num projeto de marketing.

Equipa a trabalhar no projeto de marketing

4 elementos a considerar num projeto de marketing

#1 Dinheiro

Como podemos ver no início do artigo, todos estão preocupados com os custos envolvidos. Em parte, isso se deve ao facto de que os custos são percebidos como “gerais”. 

Um site pode ser gratuito ou custar mais de 5.000€. Isso vai depender do objetivo do cliente. Isso também se deve ao orçamento que se dispões para Marketing. Nenhuma pessoa ou empresa tem grandes orçamentos para marketing e eles sempre querem fazer tudo para divulgar a sua mensagem.

Tem que ter muito cuidado quando se quer fazer de tudo para divulgar o que quer que seja. Ter um projeto de marketing não é uma tarefa das mais simples já que requer estratégias para que ele seja realmente eficiente. O que faz com que, em muitos casos, seja necessário recorrer à especialistas.

O marketing digital pode parecer um investimento alto a princípio. E o primeiro ponto antes de começar o trabalho de marketing digital é avaliar a situação financeira.

Pense sempre no custo-benefício de contratar uma empresa ou profissional capacitado. Algumas questões que devem ser levantadas antes de querer ter a presença digital, como por exemplo: “Tenho conhecimentos em design? Qual o conteúdo que devo disponibilizar? Tenho a estrutura de trabalho (computadores, câmeras, etc.) necessária? Quais ferramentas e aplicações de marketing preciso ter?

Apesar de algumas ferramentas e aplicações serem gratuitas, outras exigem investimentos como links patrocinados, anúncios do Facebook, ferramenta de disparo de email marketing, ferramentas de análise de resultados, etc.

#2 Tempo

O tempo é muitas vezes esquecido como recurso de marketing. Às vezes é usado como alternativa ao dinheiro. O que significa que as pessoas ou empresas pensam em formas de usar seu próprio tempo para reduzir o custo de um projeto. Tudo bem … se você tem tempo para um projeto, seja no planeamento ou na produção, isso reduz o custo, entretanto, muitas das vezes pensamos que temos mais tempo do que dispomos.

O tempo também é um factor crítico, principalmente, nas estratégias de comunicação contínua, como boletins informativos por email ou publicações em redes sociais. Já conversei com vários clientes que começaram uma campanha, mas não tiveram tempo para continuar produzindo conteúdo novo. E normalmente a primeira a ser culpada é a mídia: “Tentamos a rede social “X”, mas não conseguimos nada com ela”.

A intensidade do volume de trabalho também se estende ao Design. A criação diária de posts para redes sociais, se soma a diagramação de ebooks personalizados, emails marketing, infográficos e muito mais.

Por isso, os outros dois elementos a seguir estão relacionados ao tempo disponível.

#3 Expertise

Associado ao tempo está o expertise dos profissionais. 

Muitas empresas têm pessoas talentosas a trabalhar no marketing. Elas estão realmente envolvidas. Isso é ótimo! 

A grande vantagem em contratar uma agência é que você conta com profissionais qualificados. Aqui na XPTO, uma das etapas de planeamento para um projeto no processo de Marketing é reunir a equipa que tem a experiência para ajudar a construir o plano, criar as comunicações e gerenciar a implementação.

A experiência é um ponto crítico quando se quer construir processos que sustentem uma campanha de comunicação para promover um negócio online.

Criar posts para redes sociais

#4 Energia

“Energia” pode ser chamada de “vontade”. E está relacionada com a capacidade de uma organização de realizar o marketing. É ótimo considerar internamente o tempo e a experiência que podemos comprometer com o marketing, no entanto, se não tivermos energia, é melhor considerar contratar uma agência ou profissional para realizar os serviços. 

Se for uma empresa, envolver as pessoas pode gerar energia. Entretanto, outros fatores empresa reduzem a energia. Por exemplo, se as tarefas de marketing forem adicionadas à carga de trabalho já sobrecarregada das pessoas ou, se uma mudança de escritório, uma nova estrutura ou outra mudança importante estiver em andamento, as pessoas não terão energia para se concentrar no marketing. Eles podem querer se envolver, mas as outras iniciativas irão reduzir sua vontade (ou energia) nos esforços de marketing.

Caso seja você sozinho a fazer o marketing do seu negócio, a sua energia tem que estar elevada. Mas considere que vários factores como por exemplo, tarefas burocráticas, atendimento ao cliente ou atividades a serem realizar em casa, podem fazer com que não se concentre no que tem que ser feito para o marketing tenha sucesso.

Conclusão

Como vimos, não se trata apenas de dinheiro. Todos os quatro elementos devem ser considerados como parte de uma iniciativa de marketing. 

É por isso que nós da XPTO ajudamos as pessoas e as empresas a construirem um plano de marketing a medida do cliente. Ajudamos a reduzir custos, com um plano completo de marketing como todos esses elementos incluídos que faz com que aumente a taxa de sucesso dos projetos. Um bom plano e mapeamento de processos resulta na combinação certa dos 4 elementos, resultando em um “orçamento” elaborado para além das questões financeiras.

Se você gostaria de discutir como desenvolver um grande projeto ou plano de campanha, entre em contacto conosco que iremos ajuda-lo a melhorar a sua presença digital. Vamos iniciar uma conversa e ver o que podemos fazer juntos!

Esta informação foi útil? Compartilhe com a gente nos comentários como você faz sua comunicação na internet.

Share Button

Claudia M

Alimentada pela curiosidade, desenvolvo produtos digitais e transformo ideias em uma experiência funcional e agradável.

Confira estes artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 + seventeen =