3 erros de design de sites que você deve evitar
Share Button
Erros de design de sites

É verdade que ao criar um site, há muitas coisas em que pensar, mas não podemos esquecer o básico. Isso inclui ter um plano de design de site, ou melhor, considerar três componentes: as cores, o plano de fundo e o texto que o visitante vê.

jovem segurando laptop com design errado no website

Um bom design gráfico faz toda a diferença sendo capaz de impulsionar seu negócio online. Mas como assim? Vou mostra-lhe os benefícios de um bom design de site:

  • Consegue vender – ter uma página com layout bonito chama atenção, para além de facilitar a leitura e realçar os benefícios e vantagens dos produtos/serviços fazendo com que o cliente fique mais propenso em realizar a compra.
  • Transmite confiança – um bom design de site faz com que o cliente se sinta mais confiante na empresa.
  • Gera engajamento – faz com que as pessoas se sintam em “casa”, passando a visitar o site como referência e interagir com a marca.

Neste artigo irei mostrar as formas de executar com sucesso o seu plano de design de site.

#1 Esquema de cores

Se já tem um logótipo de empresa com cores variadas, use-os e continue o tema. Caso contrário, escolha duas a três cores no máximo. Fique com essas cores e use-as em todas as páginas. Depois de atribuir um padrão a essas cores, mantenha a consistência em cada página. Exemplo: fundo branco, escrita azul e bordas laranja. Tenha acesso a uma paleta de cores, isso o ajudará a escolher cores que se acentuam naturalmente. Você quer chamar a atenção dos visitantes, mas evite cores escuras em cima de cores escuras.

Veja os esquemas de cores mais utilizados:

~ Vermelho, amarelo e branco
~ Azul e branco
~ Vermelho, cinza e branco
~ Azul, laranja e branco
~ Amarelo, cinza e branco
~ Amarelo claro, castanho, branco

#2 Fundo da página

O erro mais comum aqui é ter um fundo escuro com escrita escura ou fundo branco com escrita amarela ou rosa claro. Isso é muito extenuante para os olhos dos visitantes. Fundos brancos são usados ​​com mais frequência e são seguros com escrita mais escura. Se tiver um padrão como plano de fundo da página, certifique-se de que as cores se destaquem de todas as cores dos padrões de plano de fundo, se não for feito em preto e branco. Certifique-se, também, de que as cores dos links não se misturem antes ou depois de ser clicado. Geralmente os links aparecem em azul antes de serem clicados e em roxo depois.

#3 Gramática e ortografia

Todos nós conhecemos a ferramenta de ortografia e gramática em nossos computadores, mas às vezes eles não entendem tudo. É útil imprimir a página e revisá-la numa cópia impressa. O olho às vezes deteta erros que talvez não tenha visto na tela do computador. Dê uma vista de olhos no seu trabalho – isso ajudará a encontrar erros. Cuidado com os erros gramaticais e de pontuação que o seu computador pode não perceber.

Pense de forma simples com esses três componentes. Cores, planos de fundo ou palavras complexas farão com que o visitante do seu site vá embora. Seja convidativo ao seu público, tornando o site “fácil de ver”. Não se esqueça de revisar – e lembre-se de que pedir para outra pessoa reler antes de publicar, duas pessoas veem melhor do que uma. Isto evitará, numa primeira etapa, erros básicos de design que afastarão os visitante do site.

Agora que você ficou connosco até o fim do texto, já sabe os erros básicos de design que afastarão os visitante do site. E, para entender a importância do design do site, recomendamos a leitura sobre como o design do seu site impacta no seu cliente ou potencial cliente.

Deixe um comentário caso queira colocar seu ponto de vista! Espero que tenha ajudado!

Share Button

Claudia Machado

CEO da XPTO. Tem experiência em WordPress e em especial no tema Divi. Adora ir ao ginásio e está sempre em busca de conhecimentos nas áreas de desenvolvimento web e marketing digital.

Confira estes artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − thirteen =