8 etapas para escrever um email irresistível
Share Button
etapas para escrever um email irresistível

Escrever emails que convertem é um trabalho árduo, e nem todas as dicas de email estão atualizadas e visam obter bons resultados. É simples em teoria: só precisa entregar uma mensagem para vender a sua ideia, oferta ou produto a um possível cliente.

Mas, o pior erro que pode cometer, é aquele que praticamente garante que será ignorado.

etapas escrita email 1 8 etapas para escrever um email irresistível

Neste artigo, encontrará 8 dicas que irá ajudar-lhe a evitar mensagens de email enfadonhas e escrever emails que realmente levam o destinatário a responder e agir.

#1 Com quem você acha que está falando?

Antes de se sentar para escrever o texto para enviar por email, precisa determinar exatamente quem é o seu público-alvo. Esta é uma chave mestra para obter os resultados de marketing por email.

 Faça a si mesmo estas perguntas:
1- O que querem seus potenciais clientes?
2 – O que mais frustra seus clientes ou potenciais clientes?
3 – Quem mais está vendendo algo semelhante ao seu?
4- Por que seus potenciais clientes devem acreditar em si?
5- Por que os potenciais clientes devem responder a si em vez de responder a outra pessoa?
6- A que tipo de apelo seu público-alvo responderá?

#2 Ganhe cliques com linhas de assunto atraentes

Antes que um email possa gerar resultados, os destinatários precisam abri-lo. Mas o que pode ser feito para despertar o interesse e acelerar o “desejo” deles? Sua LINHA DE ASSUNTO é a chave.

Existem quatro tipos de fórmulas que pode ser utilizadas como guia na elaboração do seu email. Cada uma tem um APELO PSICOLÓGICO diferente que funciona como magia para os consumidores. Aqui estão alguns exemplos:

 1 – Indique um benefício poderoso – “A XPTO satisfaz sua necessidade de leads”
2 – Estimule a curiosidade – “A XPTO descobre os segredos do sucesso”
3 – Escreva sua linha de assunto com um cariz de notícia – “A XPTO lança um novo serviço para quem quer dobrar seu dinheiro rapidamente!”
 4- Oferecer gratificação imediata – “Com a XPTO, pode começar a girar as rodas do dinheiro antes do pôr do sol esta noite”

Em média, as linhas de assunto mais curtas têm melhor desempenho. Depois de avaliar mais de 1000 linhas de assunto de e-mail, AWeber descobriu que 82% dos especialistas enviam linhas de assunto com 60 caracteres ou menos.

Vamos exercitar? Escreva pelo menos 25 LINHAS DE ASSUNTO antes de decidir qual usar. Pegue os dois melhores e teste-os um contra o outro na sua campanha de marketing (Salve os “perdedores” de forma a usar para outros fins mais tarde).

#3 Use frases e parágrafos curtos para manter o interesse

A maioria das pessoas fazem uma leitura na diagonal do conteúdo em vez de ler palavra por palavra. Eles querem informações digeríveis que possam compreender facilmente.

Se eles pausam ou diminuem a velocidade, é apenas para se concentrar e absorver informações que são altamente relevantes para eles. É por isso que saudar seu cliente em potencial com muito texto é um desânimo instantâneo. Ao em vez disso utilize frases e parágrafos mais curtos ao escrever seu email.

É um facto bem conhecido: grandes blocos de texto são intimidantes e muitas vezes farão as pessoas correrem para o botão Excluir.

A solução? Divida os parágrafos em duas a quatro sentenças. Use vários subtítulos ao longo da carta de email. E use asteriscos, traços e reticências (…) para dar mais ritmo ao seu texto. Os marcadores são excelentes – use-os sempre que apropriado.

Parágrafos curtos tornam o email mais fácil de entender. Como regra geral, defina um ponto principal por parágrafo e uma ideia principal por frase. 

#4 O que tem no email para eles?

Sente-se e escreva todos os benefícios de seu produto e/ou serviço. Não sabe a diferença entre recursos e benefícios? Os recursos descrevem o produto; os benefícios descrevem os resultados do uso do produto. Recursos apelam para a lógica … a lógica justifica a emoção … a emoção impulsiona as vendas (como poderá ver na etapa 5).

Aqui está uma regra geral para benefícios: pergunte-se: “O que meu produto e/ou serviço pode fazer pelo meu cliente?” Em seguida, tome a escrever seu email dizendo ao leitor O QUE TEM NO EMAIL PARA ELES. Diga-lhes como a vida será muito melhor depois que comprarem seu produto e/ou serviço. Diga-lhes o quanto eles se sentirão melhor ou como seus colegas os respeitarão mais.

#5 Um apelo emocional

Ao promover o que quer que seja para qualquer pessoa, deve se lembrar que as decisões de compra são baseadas na emoção e, posteriormente, apoiadas pela lógica. Antes de escrever uma única palavra, determine quais pontos emocionais que precisa despertar para “dar o impulso” ao potencial cliente.

Vendendo suplementos de saúde? Vá para o botão “medo da doença” com “Uma maneira natural de salvar a sua visão”. Fazendo publicidade sobre política? Aperte o botão “raiva” com: “Deixe o presidente saber o que acha das suas políticas”. Outros botões incluem: curiosidade, ganância, ego, vaidade, esperança e/ou medo da escassez ou segurança.

#6 Um nome em que pode confiar

Para convencer as pessoas a comprarem seu produto e/ou serviço, deve fazê-las acreditar que a sua oferta é confiável e que você (ou seu produto e/ou serviço) cumprirá o prometido.

Como az isso? Aqui estão três maneiras de construir credibilidade com os leitores de sua carta de vendas:
 1 – Forneça depoimentos.
 2- Faça sua oferta e promessas sinceras e verdadeiras.
 3- Parcerias ou credenciamento com empresas que são “autoridades” em seu setor.

#7 Ofereça uma garantia

Hoje em dia, tentar vender sem algum tipo de garantia é uma proposta perdida. É obrigatório ter uma e quanto mais forte esta for, melhor será a sua resposta. E, acredite ou não, embora a maioria das pessoas NÃO peça reembolso, elas confiarão na sua oferta sabendo que você a aceita.

 Pode oferecer um serviço de 24 horas, 30 dias, 60 dias, 90 dias ou até mesmo um ano inteiro. E aqui está um facto interessante: quanto mais longo o período, menos retornos terá! É da natureza humana procrastinar, então quanto mais tempo alguém pensa que precisa obter um reembolso, mais ele adia ou esquece por completo o reembolso.

#8 Não se esqueça de perguntar

Isso acontece o tempo todo. Alguém faz uma apresentação de vendas fantástica e depois não fecha o negócio porque não escreveu claramente o pedido ou tornou o processo mais confuso do que simples.

Se possível, ofereça várias maneiras para seus potenciais clientes fazerem pedidos – os consumidores adoram escolher. Diga a eles: “Você está falando diretamente comigo e atendendo às minhas necessidades únicas.”. Se oferecer apenas uma forma de pedido, deixe bem claro como é fácil. Descreva-o em detalhes e solicite o pedido. Em seguida, pergunte novamente.

Agora, coloque essas dicas de email para funcionar!

Como viu, não há magia em escrever ótimos emails. Simplesmente precisa fazer uma conexão genuína. Para se destacar, precisa escrever emails personalizados que tenham o calor que permita uma verdadeira conexão humana.

Apesar de existir um exército de pessoas prontas para lhe dizer que não adianta escrever emails porque “ninguém mais os lê ou abre”, agora conhece a verdade. Veja também os segredos de textos que prendem a atenção.

Deixe o seu comentário ou sugestão. Partilhe connosco o que pensa sobre o assunto. Se gostou desse artigo considere partilhar nas redes sociais.


 

Share Button

Elisabeth

Jornalista e responsável pelo Marketing na XPTO. É apaixonada por causar um impacto positivo nas pessoas, utilizando técnicas de marketing orientadas para o utilizador.

Confira estes artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

8 + 4 =