PT | EN

5 estratégias para gerar tráfego para o seu site
Share Button
Estrategias para gerar trafego para sites

O que você encontrará abaixo são 5 estratégias para gerar tráfego para o seu site que você pode tentar implementar hoje!

São estratégias que não requerem grandes investimentos ou meses de aprendizado para serem implementadas. Você precisa verificar várias coisas para garantir que o seu site esteja pronto para receber tráfego.

A maior chave para o sucesso ao testar essas estratégias de tráfego é ter certeza de que você aborda cada uma como uma experiência com um tempo definido para trabalhar nisso e um método real para medir os resultados.

Ao final de tentar todas as 5 estratégias para gerar tráfego para o seu site, você verá um salto significativo no tráfego mensal e terá um manual de tráfego que poderá usar sempre para expandir o seu negócio ou blog.

5 estratégias para gerar tráfico para o seu site

#1 Preparar o site

Pense no seguinte: se você estiver a esperar visita na sua casa, há certas coisas que pode fazer com antecedência. Você deve certificar-se de que a casa esteja limpa, de que existe sabonete e toalhas de mão limpas na casa de banho, e pode preparar alguma comida e bebida para oferecer.

A preparação do seu site segue o mesmo conceito. Você quer ter certeza de que as coisas estão “limpas e arrumadas”. Certifique-se de que o design seja bom, que a navegação segue uma sequência lógica, que o conteúdo tem boa qualidade e está escrito corretamente. Verifique também se o site está otimizado para os motores de busca e que é mobile-friendly.

gerar tráfico para seu site

Tenha absoluta certeza de que seu site está pronto! Além disso, não esqueça de que as páginas do site “fazerem” com os visitantes realize a ação que você deseja, independentemente de qual seja. Observe cada página e determine que tipo de ação os seus visitantes podem realizar. Você tem um fórum ou blog? Você realiza enquetes ou pesquisas? Você tem uma caixa de inscrição para sua lista de email ?

Essa é a primeira e mais essencial etapa da geração de tráfego. Se o seu site não for agradável e acolhedor, todas as atividades de geração de tráfego que fizer a partir deste ponto serão desperdiçadas! Reserve um tempo e se esforce para tornar o seu site o melhor possível – e aprenda a vê-lo do ponto de vista do visitante!

Depois de fazer isso, certifique-se de que está usando todas as técnicas de otimização de motores de busca, nomeadamente o Google, bem como certificar-se de ter um código HTML limpo, de ter usado palavras-chave de forma eficaz, de ter links de texto para sites de referência, e que o título do seu site, no seu código HTML, tenha também a sua palavra-chave ou frase principal. Dedique algum tempo para explorar as técnicas de SEO, para que você também possa atrair tráfego orgânico.

Assim que o seu site estiver pronto, você pode começar a convidar os visitantes. Não precisa de nenhuma ferramenta especial para geração de tráfego. O que você precisa é de um computador, uma conexão com a Internet, sua mente, disposição para fazer o trabalho e conhecimento. Isso é tudo o que é preciso.

Em suma, para certificar-se de que seu site está pronto para receber tráfego, precisa responder as seguintes questões:

1 – O site tem uma página de inscrição?
2- O site tem uma caixa de inscrição em todas as páginas?
3- Existe conteúdo suficiente em cada página do site?
4- Há uma ação a ser executada pelos visitantes em cada página do site?
5- O site está otimizado para os motores de busca?
6- O site é mobile-friendly?

#2 Faça marketing de conteúdos

Você provavelmente já ouviu falar sobre Marketing de Conteúdos. Na verdade, você pode até estar cansado de ouvir sobre isso. Mas você está fazendo isso? A razão de você ouvir tanto sobre essas duas técnicas de marketing é que elas funcionam!

Marketing de conteúdo

Sim, o marketing de conteúdo gera tráfego lentamente. Mas existem maneiras mais rápidas de obter tráfego. Porém, quando você constrói tráfego usando esse método, também está construindo sua credibilidade e autoridade.

Mais do que atrair pessoas para o seu site, pense em incluí-las em sua lista de email, para poder atraí-las de volta repetidas vezes. Se não estiver a coletar os emails em seu site, o tráfego que você traz para lá é essencialmente perdido.

Ao criar uma lista de email, você pode trazer o tráfego de volta para seu site repetidamente, e isso é essencial para negócios online. Os endereços de email e primeiros nomes podem ser coletados por meio de um pop-up ou com caixas de assinatura localizadas em cada página do seu site!

Agora, vamos começar a gerar tráfego com artigos. O conceito é que você escreva um artigo, que dependendo do diretório de arquivos, deve ter entre 350 e 750 palavras. Você inclui a caixa do recurso de um autor na parte inferior do seu artigo, e o link do seu site está incluído nessa caixa.

Você envia o artigo aos diretórios de artigos, como por exemplo: Enzine Articles, The Guide X e Articles h1Ad, porém existem muito mais basta procurar no Google. Se você não tem tempo para enviar os artigos, pode contratar um serviço para fazer isso por si. É essencial que você faça o marketing de artigo, porque é viral. Seus artigos serão usados ​​em sites e blogs e redes sociais de outras pessoas – espalhando a palavra sobre o seu site.

Fazer marketing em fóruns também é importante. Para fazer este tipo de marketing, você deve procurar fóruns que se relacionam ao seu nicho com muito subscritores e com visitas frequentes. Você simplesmente participa desses fóruns e inclui um arquivo de assinatura na parte inferior de todas as suas postagens, que levam as pessoas ao seu site.

Essas são formas lentas, mas eficazes (e gratuitas) de gerar tráfego. Mas, por mais lentos que sejam, eles são essenciais para o seu negócio online, devido à virilidade dessas técnicas e à credibilidade que elas proporcionam.

Agora que já sabe os benefícios do marketing de conteúdos, realize esta pequena tarefa:

1 – Escreva e envie para os diretórios de artigos, um artigo a cada semana.
2 – Participe de fóruns de nicho diariamente, postando uma mensagem em cada fórum por dia, usando um arquivo de assinatura que leva as pessoas ao seu site.

#3 Ofereça GiveWays

Como os GiveWays irão ajudá-lo a gerar tráfego para seu site? Na verdade, eles fazem mais do que gerar tráfego. Os GiveWays também o ajudarão a construir uma grande lista de email, em um período muito curto de tempo, e você pode trazer esses visitantes de volta ao seu site permanentemente.

Promover um GiveWay é fácil e grátis. Você só precisa encontrar uma plataforma de distribuição de ofertas, e elas podem ser encontradas em redes sociais relacionadas a GiveWays e em motores de busca. Também, pode publicar no seu site e no seu perfil nas redes sociais.

Pode ser algo criado por si, como um relatório, um áudio, um vídeo ou um e-book – ou mesmo um serviço/produto que queira oferecer. Também pode ser “X” horas de consultoria. O importante é que o seu presente tenha valor para as pessoas.

Exemplo call to action para sorteio cartão digital interativo

Configure uma página de captura, em seu site. Crie na sua feramenta de email marketing uma lista para o sorteio e um formulário de confirmação com os campo NOME e EMAIL e um botão para realizar a ação desejada.

Não esqueça de determinar para onde o visitante irá assim que clicar no botão de envio em sua página de captura. Eles podem ir para a primeira página do seu site ou podem ser enviados para uma página de vendas de um produto/serviço do seu site. Você pode configurar uma oferta única, ou pode oferecer uma chance de comprar um produto/serviço, a um preço especial.

Finalmente, quando estiver tudo pronto; envie suas informações para a plataforma de distribuição de ofertas. Eles normalmente irão querer o nome do seu presente, o URL da sua página de inscrição, uma descrição desse presente e o link a imagem que representa o seu presente, como uma capa de ebook ou de CD.

Embora você construa uma lista grande e agradável com um GiveWay, lembre-se de que seu objetivo é gerar tráfego também. Você não quer que as pessoas apareçam, recebam seus presentes e saiam – para nunca mais serem vistas ou ouvidas. Sua lista resolve muito isso, porque você pode usá-la para trazê-los de volta.

Mas, ao mesmo tempo, quando seu visitante for redirecionado após enviar o formulário, tente redirecioná-lo para uma página de seu site que irá imediatamente chamar sua atenção e mantê-lo lá por um tempo, mesmo depois de ter recebido seu Presente.

Agora que você já sabe como gerar tráfego para o seu site com GiveWays, vamos começar a exercitar?
1 – Defina o que será a oferta.
2 – Visite algumas plataformas de distribuição de ofertas relacionados com GiveWays e escolha qual deseja submeter a sua oferta.
2 – Crie sua oferta, sua página de inscrição e quaisquer outras páginas de que você precisa para o sorteio e observe o tráfego entrar!

#4 Publique nas redes sociais

Vamos olhar para algo que tem sido a “galinha dos ovos de ouro” na arena do Marketing na Internet: Redes Sociais. As redes sociais são um fenómeno que faz parte do cotidiano das pessoas. Foram rapidamente adotadas por milhões de pessoas em todo o mundo atravessando fronteiras de idade, género, cultura e estatuto social. Isto é, todos estão nas redes sociais!

Nas redes sociais tudo o que é publicado fica disponível e pode ser acedido por milhões de outros utilizadores em frações de segundo, por meio do “efeito viral”, em que tudo é publicitado com apenas um click

imagem do filme dilemas nas redes sociais

Então isso é absolutamente maravilhoso! Na verdade, essa é uma maneira muito rápida de gerar tráfego para o seu site – de graça. Novamente, você vai querer tentar incluí-los na sua lista de emails, assim que chegarem ao seu site, para que você possa trazê-los de volta mais vezes.

No Facebook, uma boa forma de gerar tráfico para o seu site é participando de grupos e publicar posts com imagens/vídeos dos seus produtos/serviços, e, principalmente, tente engajar as pessoa com conteúdos relevantes. Não esqueça de utilizar as hastegs.

Já no Instagram, como não existe a possibilidade de criar grupos, utilize imagens/vídeos com hastegs porque as pessoas podem encontrar seu post pesquisando por palavras-chave que você usou. Por esse motivo, é importante usar hastegs de palavras-chave que sejam absolutamente relevantes para o conteúdo do post. Não tente usar palavras-chave não relacionadas, essa tática simplesmente não funcionará.

Nada poderia ser mais fácil e, novamente, é muito eficaz. Agora vamos colocar a mão na massa:

1- Defina o que vai ser postado.
2 – Prepare o seu post, defina a imagem/vídeo (esteja atendo à qualidade), crie o conteúdo (lembre-se da relevância do mesmo), crie as hastags (escolha relevantes para o conteúdo).
3 – Aceda à rede social a qual tem perfil e, de acordo com a especificidade de cada uma, configure o seu post.
4 – Publique (não se esqueça de interagir) e espere para ver o tráfego do site aumentar!.

#5 Compre tráfego

Existe uma maneira certa e uma maneira errada de adquirir tráfego. Você pode usar um serviço que garanta seu tráfego – caminho errado, ou você pode usar um serviço Pay-Per-Click (PPC) – caminho certo.

Faça o que fizer, não se deixe enganar por aqueles sites que prometem entregar milhares de acessos em um período de vinte e quatro horas. Vamos dar uma olhada nesses serviços. Primeiro, você não sabe onde ou como eles estão gerando tráfego. Na maioria dos casos, o tráfego não é direcionado, o que significa que é possível que nenhum dos milhares de visitantes tenha interesse no tema do seu nicho. Finalmente, você não pode ter certeza de que o tráfego é “real”.

Porém, existe uma maneira de adquirir tráfego real e direcionado. Você pode usar a publicidade Pay-Per-Click (PPC), por meio de um serviço como o Google AdWords. Quando você compra tráfego usando esse método, o tráfego é direcionado – e real. Você não paga por cada clique – pelo resultado. Sem resultados? Sem cliques, leads ou vendas? Você não paga. Simples assim.

Google Adwords

Agora, se você não sabe o que está fazendo, o Pay-Per-Click pode ser caro e ineficaz. É importante certifique-se de escrever um anúncio direcionado, em primeiro lugar. Também é essencial que você selecione as palavras-chave certas e dê o lance certo para essas palavras-chave.

O Google AdWords realmente torna isso muito fácil. Você pode digitar sua palavra-chave principal e eles fornecerão uma lista de outras palavras-chave relacionadas. Em seguida, ao definir o valor que deseja pagar por clique para cada palavra-chave, você pode usar as ferramentas de análise de tráfego do Google AdWords para ver onde seu anúncio será listado, com base no que você está pagando por clique e como muito tráfego que você pode esperar dele.

Aumente o preço do lance até ver que será listado onde deseja (de preferência na primeira página de resultados de pesquisa). Novamente, o PPC pode ser muito caro. Certifique-se de saber quanto você pode gastar nesses anúncios a cada semana, divida por sete e defina um orçamento diário em sua conta do AdWords. Especifique também como você deseja que esses fundos sejam distribuídos ao longo do dia.

Existem cursos inteiros sobre o tema do Google AdWords. Aconselho que você escolha um, porque há muitos elementos e truques que precisam ser aprendidos para que o AdWords funcione bem. Lembre-se que nada importa sem conversões!

Novamente, não desperdice o seu tráfego! Certifique-se de capturar os primeiros nomes e endereços de email das pessoas que chegam ao seu site por meio de publicidade PPC!

Agora determine se você deseja ou não comprar tráfego e, em caso afirmativo, encontre um bom serviço de pagamento por clique, como o Google AdWords, e prepare-se.

Conclusão: Parabéns! E agora?

Agora, depois de ter realizado as estratégias, sente-se e espere. É isso mesmo!

Como você viu, existe apenas duas formas de gerar tráfego par o seu site – você pode trabalhar para obter tráfego orgânico ou pagar pelos anúncios … tempo ou dinheiro.

Quer você tenha ou não um grande orçamento, pode usar as 5 estratégias acima para direcionar mais tráfego para seu site, o que aumentará o número de leads e vendas.

Então … como você direciona o tráfego para o seu site? Deixe-nos saber nos comentários!

Se gostou deste artigo, considere partilhar nas rede sociais.

Share Button

Claudia

Claudia começou a carreira na área da educação antes de fundar a XPTO Agência Digital. Agora trabalha em tempo integral com desenvolvimento de produtos digitais e transforma ideias em uma experiência funcional e agradável.

Confira estes artigos relacionados

2 Comments

  1. Antonio Marques

    Muito Top suas dicas, para colaborar posso dizer que tem uma ferramenta excelente para gerar trafego orgânico, ela serve para anunciar automático em sites de classificados grátis, são mais de 340 sites atualmente cadastrados nesse programa ele se chama “PCG Programa Classificados grátis”, é só dar uma busca ai no Google e vai encontrar o site com esse programa, muito bom mesmo, sempre usei e faço vendas na internet praticamente só usando esse programa…

    Reply
    • Claudia Machado

      Obrigado pela dica.

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

18 − 3 =