5 perguntas (obrigatórias) para elaborar um email que venda
Share Button
Perguntas que devem ter num email

Se ainda não sabe o que deve constar no seu email para conseguir vender, este é um bom momento para começar.

Quando enviamos email com intuito de vender ou promover um produto/serviço, vários argumentos são utilizados, mas nem todos alcançam os resultados desejados.

cartões amarelos empilhados com ponto de interrogação e globo com email

Podemos comparar a aparência de um email como ter uma loja. Se a aparência da loja não passar uma boa impressão, ninguém vai entrar para comprar. O mesmo acontece com um email, em especial os que tem a intenção de venda, pois independentemente do seu nicho do mercado, a comunicação com seus clientes ou potenciais clientes deve ser direta, convincente e atraente.

Quem envia email tem que ter em mente que os destinatários não podem vê-lo e nem ouvi-lo. Sua única arma é ter um de bom argumentos de venda por meio da palavra escrita. A maneira como nos comunicamos por meio de palavras escritas é a chave absoluta para vendas bem-sucedidas.

As palavras escritas devem transmitir, de forma convincente, a mensagem de vendas diretamente na mente do cliente ou potencial cliente. A primeira coisa a fazer é certificar-se de que seu email tenha respostas para as perguntas mais básicas e instigar o interesse dos destinatários em relação ao seu produto/serviço.

E como fazer isso?

Acompanhe minhas dicas até o final deste artigo para ajustar e otimizar sua estratégia de vendas por email. E começar a escrever emails irresistíveis!

Veja agora as 5 perguntas que devem constar em um email.

#1 O que tem para mim?

A regra de ouro é entender que as pessoas compram apenas por um motivo: obter os resultados de um produto/serviço, isto é, o que receberão. Para conseguir isso, você deve ser rápido a chamar a atenção deles desde o início, e isso é possível com o seu assunto. Crie um título muito convincente e diga a destinatários o que eles receberão no seu título.

Passe algum tempo criando o assunto, tenha atenção para a quantidade de caracteres, o ideal é que o assunto tenha entre 20 e 41 caracteres. Tenha em mente que se o título não chamar a atenção do destinatário em dois segundos, é adeus e adeus.

#2 Como a minha vida será melhor?

Aqui você precisa entender os apelos emocionais que atraem os destinatários como abelhas para o mel. Comece a se perguntar o que eles querem. Será que é se tornar mais ricos, mais inteligentes, mais bonitos, mais magros ou mais populares? Ou será que querem economizar tempo, dinheiro ou esforço?

É importante estudar seu nicho de mercado para saber quais botões emocionais apertar para poder impulsionar suas vendas instantaneamente. Use o que eles desejam para os atrair, é aí que você vai fazê-los querer continuar a ler até o fim.

#3 Por que devo confiar em si?

Quando é necessário que as pessoas retirem suas carteiras para comprar um determinado produto/serviço, elas ficam céticas. Então, o que é necessário fazer? A maneira mais fácil de conseguir isso é tirar suas dúvidas, fornecer depoimentos positivos de seus clientes anteriores e enfatizar os benefícios do seu produto/serviço.

Você provavelmente ainda não tem nenhum cliente, então envie seu e-book gratuitamente para alguns potenciais clientes em troca de um depoimento. Pode também, pesquisar nas redes sociais páginas relacionados ao seu nicho e ofereça o produto/serviço gratuitamente em troca de um depoimento. Quando você começar a vender, sempre poderá pedir um a um novo cliente.

#4 O que acontecerá se eu disser não?

Claro que você não vai quer deixá-los dizer não. Lembre-os sobre os problemas que estão tendo, as frustrações, quanto dinheiro eles vão perder ou como suas vidas estão tristes atualmente – e diga-lhes como eles podem mudar tudo de uma vez, apenas com um pequeno investimento em seu produto/serviço.

Mostre as informações sobre o que é o seu produto ou serviço. Faça uma lista de problemas nessa área mostrando o quão frustrantes esses problemas podem ser em seguida, apresente o seu produto/serviço como a solução para o problema.

#5 E se eu não gostar?

É aqui que você fecha o negócio. Uma tática poderosa usada para aumentar as vendas é oferecer uma garantia de 100% de satisfação reduzindo os riscos para ele. O mais importante é fazer com que comprem e o resto depende das suas escolhas.

Quando você tiver todos esses pontos preparados para responder às perguntas de seus clientes, não só obterá uma grande vantagem sobre a concorrência, como também deixará seus clientes saberem que você se preocupa com os problemas deles e que tem a solução de que eles precisam.

Não esqueça de ter configurar um “Autoresponder de email” que irá fazer com que o cliente se sinta valorizado e compreendido. Também conhecido como plataformas de automação que envia automaticamente um email (que você já escreveu) para contactos em sua lista de emails. Podemos determinar para quem enviar de acordo com características (por exemplo, data de nascimento, local) ou comportamentos (por exemplo, um novo contato se inscreveu em seu site).

Um dos mais conhecidos e utilizados é o Mailchimp, porém existe a limitação de estar em inglês e algumas funcionalidades, especialmente para quem tem loja virtual, não é possível traduzir. Entretanto, existe o e-goi, uma boa plataforma portuguesa, que satisfaz as condições e mais algumas funcionalidades. Vale a pena experimentar.

Acredito que, a partir de agora, você já possa iniciar uma boa campanha de email! Pronto para começar?

Deixe um comentário abaixo, com sua dúvida, opinião. Se gostou deste artigo, compartilhe nas rede sociais.

Share Button

Claudia M

Alimentada pela curiosidade, desenvolvo produtos digitais e transformo ideias em uma experiência funcional e agradável.

Confira estes artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten − two =