PT | EN

Por que ter um blog pode ajudar a sua empresa?
Share Button
Como um blog pode ajudar uma empresa

Não muito tempo atrás, um blog era algo profundamente pessoal que servia principalmente como se fosse um diário de pensamentos e observações.

Com o passar dos anos e com a evolução da Web, o blog que antes era basicamente um diário de pensamentos, observações e perceções, tem vindo a se transformar numa forma de ajudar a impulsionar os negócios. Os blogs tornaram-se uma forma de envolver leitores e potenciais clientes de grandes e pequenas empresas.

Mas o que é um blog? Um blog é um “diário” publicado num site da Web, atualizado regularmente com informações, opiniões e ideias. Ele também pode conter links para outras fontes de informação, outros sites e outros blogs.

Muitos blogs atuam nos dois sentidos, convidando os leitores a postarem feedback sobre o que veem. Embora isso possa se aplicar a tudo, desde desporto e entretenimento, também pode gerar interesse – e, em última análise, receita – para sua empresa.

Não, os blogs não são para todos! Mas vou mostra-lhe neste artigo como eles podem cumprir cinco objetivos básicos para ajudar a impulsionar o seu negócio.

#1 Exponha um produto ou ideia nova / pouca conhecida

O blog faz muito sentido em vários níveis. Vejamos um exemplo: Catarina tem uma empresa que vende produtos de comunicação. Ao começar a escrever artigos sobre a área de comunicação, percebeu o impacto positivo que teve nos seus negócios, pois os leitores estão sempre em busca de mais maneiras de descobrir informações sobre as empresas e de interagir.

Como muitos clientes e os potenciais clientes podem saber pouco sobre os produtos e/ou serviços, ter o blog no site é uma maneira natural de fornecer detalhes e abordar assuntos relacionados. O que, por sua vez, pode deixar o leitor mais informado e ajudar a ter um processo de vendas mais rápido. Em vez de reservar um tempo para vender o seu produto e/ou serviço a um cliente que talvez não precise dele, um blog o suplanta como fonte de informação. Se um potencial cliente entrar em contacto consigo, ótimo. Caso contrário, você não perdeu tempo explicando algo que não gera nada em troca.

#2 Melhore suas classificações no mecanismo de pesquisa

O blog também coloca você em contacto com potenciais clientes de outras maneiras. Como qualquer empresa com uma posição na Internet pode perceber, os visitantes de sites que chegam via Google, redes sociais e outros mecanismos de busca podem fornecer inúmeras oportunidades. Os blogs podem aumentar a frequência com que os veículos de pesquisa identificam você e sua empresa, principalmente se o seu blog permitir que os leitores deixem um comentário.

Se feitos corretamente, os blogs têm um enorme benefício em relação aos mecanismos de pesquisa. Pois, os blogs que permitem comentários, cada nova postagem e novo comentário se torna uma página adicional na Web cheia de palavras-chave a serem obtidas pelos mecanismos de busca.

#3 Posicione-se como um especialista em um setor ou área

Os blogs também podem ser uma ferramenta de marketing eficaz para se estabelecer como uma autoridade na sua área ou setor. Isso não só pode gerar leads, mas também envia uma mensagem positiva sobre suas credenciais por meio do mercado e também dá um rosto e uma personalidade à sua empresa.

Os blogs evoluíram para fontes alternativas legítimas de notícias sobre tópicos de nicho e micro-nicho.

#4 Influencie a opinião pública

Os blogs também permitem que os leitores ignorem os meios jornalísticos tradicionais e, de fato, tornam-se editores dos seus próprios pensamentos e pontos de vista. Os blogs também estão rapidamente se tornando uma influência poderosa na opinião pública.

Qualquer pessoa com paixão e dedicação pode se tornar um jornalista amador. Alguns blogs tem tanta influência na opinião pública quanto aos grandes e mais estabelecidos sites de media.

#5 Responda aos comentários dos leitores

Tão importante quanto, blogs que solicitam comentários do leitor podem fornecer uma sensação de imediatismo com seus leitores. Num aspeto, é uma fonte pronta de feedback sobre o que você está fazendo certo e o que precisa melhorar.

Conclusão

Mostramos como impulsionar o seu negócio através do blog, mas, além desses cinco objetivos básicos, também é preciso considerar a qualidade das informações.

Quer saber como gerar tráfego contínuo para o seu blog? Veja este artigo.

Então, concordam comigo? Discordam? Deixe um comentário caso queira colocar seu ponto de vista! Espero que tenha ajudado e até a próxima!

Share Button

Claudia

Claudia começou a carreira na área da educação antes de fundar a XPTO Agência Digital. Agora trabalha em tempo integral com desenvolvimento de produtos digitais e transforma ideias em uma experiência funcional e agradável.

Confira estes artigos relacionados

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

15 − 1 =