3 principais benefícios do uso do Web Analytics
Share Button
principais benefícios do uso do Web Analytics

Web Analytics (Análise da Web) é o processo de medir as estatísticas do site e analisar o comportamento do tráfego. Neste artigo irei mostrar 3 dos principais benefícios do uso do Web Analytics.

É típico de qualquer empresa fazer algumas análises de dados. A análise de dados é usada para determinar vendas, lucro, taxa de perda e juros. No entanto, em termos de estabelecer uma forte presença online para o seu site, existe uma ferramenta que pode ser utilizada para coletar os dados necessários de forma a promover o seu site.

O Web Analytics vem ganhando popularidade entre sites, blogs e lojas virtuais. É usado para analisar tendências de mercado e identificar utilizadores ou visitantes do site. Também é usado para determinar o comportamento dos utilizadores do site. Em suma, é uma ótima ferramenta para determinar as tendências mais recentes do seu site e as preferências dos visitantes ou utilizadores em termos de recursos do site.

analise dados 3 principais benefícios do uso do Web Analytics

Aqui estão 3 benefícios Web Analytics

Com os dados obtidos pelo web analytics, você tem diferentes oportunidades em mãos:

#1 Ajuda a monitorar os seus visitantes e utilizadores

Com os recursos do Web Analytics, saberia quanto tempo o seu visitante permaneceu no seu site, quem é ele e de onde veio. Poderá conhecer seus fluxos de cliques, as palavras-chave que eles usaram e como chegaram ao seu site (páginas de referência, redes sociais, mecanismos de pesquisa, etc.). Desta forma, é possível determinar quantas vezes um utilizador ou visitante voltou ao seu site e quais foram as páginas preferidas.

Na verdade, uma ferramenta de análise da web informaria o uso do seu site até os últimos detalhes. Informa sobre a nacionalidade e o idioma do visitante. Pode até localizar a cidade de origem. Obviamente, ele informará os endereços IP e o host usado para acesso. Uma análise mais aprofundada revelaria se os visitantes estavam lá para realmente estavam interessados no que seu site tem para oferecer ou se foram por curiosidade. Certamente, você saberá quantos visitantes recebe diariamente.

#2 Ajuda a otimizar o seu site

Depois de estudar cuidadosamente as ações de seus visitantes ou utilizadores, poderá agir de acordo para otimizar o seu site. Também teria uma ideia sobre o que precisa ser mudado e os aspetos do site que podem ser mais atraentes para o seu mercado.

Saberia quais são as páginas mais visualizadas e quais as ignoradas. Seria capaz de ajustar certos aspetos do seu site que precisam de melhorias ou ajustes. Poder solucionar quaisquer problemas técnicos; ou também pode melhorar, agilizar ou remodelar a navegação para melhor auxiliar os utilizadores ou visitantes do seu site.

#3 Ajuda a formular um plano de vendas e marketing

Os recursos de Web Analytcs poderão ajudá-lo a se preparar para um plano de marketing e estratégia de ação. Isso será mais eficaz porque o seu plano seria baseado em factos reais e não em meras probabilidades. Seria capaz de saber realmente o que seu mercado deseja.

Ao verificar os itens que foram mais visualizados, você aprenderá quais produtos ou serviços que receberam a maior resposta. Poderá também aprimorar outras ferramentas que já utilizou como publicidade paga por clique (PPC). Em suma, seria capaz de obter mais clientes, bem como monitorar e manter seus clientes interessados.

Analisar as estatísticas do seu site é uma importante prática e vai ajudar-lhe a definir se o seu site está efetivamente funcionando. Então, não perca tempo! Com o uso dos recursos de Web Analytics é possível interpretar os resultados e entender o seu público-alvo.

Deixe o seu comentário ou sugestão. Partilhe connosco o que pensa sobre o assunto. Se você gostou desse artigo considere partilhar nas redes sociais.

Share Button

Claudia Machado

CEO da XPTO. Tem experiência em WordPress e em especial no tema Divi. Adora ir ao ginásio e está sempre em busca de conhecimentos nas áreas de desenvolvimento web e marketing digital.

Confira estes artigos relacionados

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

19 − 2 =